Correio Popular Notícia



SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ
Sedam oferece capacitação sobre pirarucu a extrativistas

Data da notícia: 2023-08-07 17:25:04
Foto: Jemylly Duarte Ruiz - Secom
Os cursistas aprenderam sobre o processamento para produção de hambúrguer, torresmo, linguiça, nuggets e farinha de peixe

Para incentivar comunitários da Reserva Extrativista (Resex) Pedras Negras, do município de São Francisco do Guaporé, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, uma capacitação sobre filetagem e processamento do pirarucu. O curso foi organizado pelo Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga) de Costa Marques, em parceria com a Coordenadoria de Unidades de Conservação e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A capacitação foi realizada para incentivar a geração de renda dos moradores da comunidade e trabalhou a filetagem do pirarucu.

Nela, o instrutor, cedido por um frigorífico local para orientar os pescadores sobre a forma adequada de trabalhar os cortes do pirarucu e aproveitar a pele para venda, ensinou a fazer os cortes do peixe: filé, lombo, ventrecha e petiscos com retirada das espinhas. Os comunitários e donos de pousadas da região também aprenderam a respeito do processamento da carne do pirarucu para a produção de hambúrguer, torresmo, linguiça, nuggets e farinha de peixe.

De acordo com a gerente do Erga de Costa Marques, Jemylly Duarte Ruiz, a qualificação atende à necessidade dos extrativistas e proprietários de pousadas, que buscam agregar valor ao negócio. “No período do curso, conversamos com turistas dos estados do Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e de outros municípios de Rondônia que acharam fascinante os alimentos produzidos durante o curso. Isso ajudará a movimentar a nossa gastronomia regional e a geração de renda”, destacou Jemylly Ruiz.

Para Maria Mirtes de Lima Pinheiro, engenheira de Pesca, e instrutora do curso, a iniciativa foi produtiva, considerando que foram dois dias de cortes e apenas dois de processamento. “As pessoas estavam interessadas e isso contribuiu para que o curso ocorresse em harmonia. As pousadas estavam com muitos turistas e eles aprovaram os produtos, principalmente as linguiças. Queriam até comprar para levar para casa, fiquei muito orgulhosa do resultado”, admitiu.

Fonte: Secom






Noticia vista 12250 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.